Pandemia: hora de reinventar

Pandemia: reinventar para sobreviver

É inegável que a pandemia está assustando a todos nós e estamos enfrentando diferentes problemas. No entanto, o lado de bom de tudo isso é a oportunidade que o momento nos traz para reinventar nossa vida, pessoal ou profissional.

Estamos em um cenário de transição.
Muitos trabalhadores estão optando pelo home office nesse momento. E as mudanças exigidas por esse novo comportamento acabam impactando muito na rotina de cada um de nós.

Saber lidar com esses novos hábitos requer paciência e muita disciplina.

Para muitos isso nem chega a ser um problema, mas para a maioria tem sido uma batalha cheia de imprevistos, expectativas e dificuldades. Principalmente porque sabemos que as nossas atidudes de hoje, que não existiam anteriormente, vão permanecer por longos meses. O distanciamento social poderá durar anos, acredito.
Pensando sobre isso e considerando que estamos vivendo muito sob pressão, precisamos reavaliar nossas atitudes hoje para que amanhã o impacto delas sejam positivas.

Quantas mudanças em tão pouco tempo! E não estávamos preparados para isso!

Felizmente, o ser humano é muito adaptável. Nos adequamos, praticamente, a todas as novas situações. Com o frio, com o calor, com os alimentos, localização… E reinventamos os momentos!

Para quem não teve outra opção a não ser o home office, a rotina mudou significativamente e isso tem sido o nosso “novo normal”.  (Para muitos e para aqueles que podem ou fizeram essa escolha).
Não mais se perde tempo no trânsito, no ônibus ou no metrô para ir para a empresa,(o lado bom, em parte).
Podemos levantar da cama pela manhã e entre um café e outro começarmos as atividades profissionais. Telefonemas, mensagens, e-mails, whatsApp, reuniões, vídeos conferências… Tudo isso deve ser muito novo para a maioria.
Pode ser bom, pode não ser tão bom assim. Mas o fato é que teremos que encontrar um jeito de trabalhar diferente, por pouco… muito tempo! Ou para sempre!

Pensando pelo lado bom, novas portas se abrem nesse momento.

É óbvio que as dificuldades estão mexendo com nosso emocional. Ainda estamos enfrentando a fase de adaptação.
Quando sabemos (ou aprendemos) a lidar com nosso tempo, com o nosso “novo normal”, podemos ter várias outras oportunidades até então despercebidas. Ou desperdiçadas!
Vamos repensar, reinventar…descobrir outros caminhos.

Entramos em um novo ritmo de vida! Se nos esforçarmos em controlar nossa agenda e gerenciar melhor nosso novo mundo, vamos conseguir nos dedicar mais e melhor a atividades extremamente benéficas para o nosso crescimento.

Pense comigo agora! Você, nesses dias de isolamento, não acha que pode começar a fazer um novo curso? Que tal se especializar em alguma atividade que há anos vinha prometendo a si mesmo? Hora de se atualizar!

Não acha que pode ser o momento de melhorar seu networking e suas conexões? Para isso você só precisa se organizar e tirar um tempo para um conversa online ou telefonema para aqueles que julga importantes. Troque ideias, tire dúvidas, converse sobre o mercado…

Também pode ser um bom momento para prospectar novos clientes. Também para fazer aquele vídeo que há muito vem postergando, para ler aquele livro ou assistir aquele documentário!

Muito se pode fazer nesse momento.  Não estou dizendo que o tempo está todo a nosso favor. Ainda temos muitas atividades todos os dias, muitas vezes até mais do que antes, mas assim vamos nos readequando. Reinventando!

Se nos organizarmos melhor, tivermos boa vontade e aceitarmos que as mudanças são reais e vão impactar vidas, empresas e tudo mais.. e que podemos nos beneficiar delas, vamos nos fortalecer e ver a vida de forma diferente. Novos hábitos, novos conceitos, novos horizontes. O novo normal!

A pandemia nos fez parar um pouco sim, mas será que não era exatamente disso que precisávamos?

Pense nisso!

Leave a Reply

Your email address will not be published.