Networking Digital

Networking digital: aproximando pessoas

A ideia do networking digital é  aproximar pessoas que têm interesses profissionais em comum através das tecnologias do mundo online.

Até décadas atrás o nosso mundo parecia um lugar muito pequeno. Nos relacionávamos com as pessoas próximas de onde morávamos, convivíamos com colegas de colégio, faculdade, de trabalho, vizinhos e familiares.
As relações eram presenciais e as todas as conexões eram muito limitadas.
Nossas referências eram somente compartilhadas entre esses pequenos grupos. As indicações que pedíamos ou fazíamos eram também para as mesmas pessoas.

Com o avanço da tecnologia começamos a expandir nossas redes cada vez mais.

A comunicação ficou mais ágil depois da internet. Ficou mais próxima e imediata. E, então, o nosso mundo cresceu.

E o que isso mudou quando pensamos em networking?

Se antes tínhamos nossos contatos em números menores e eram através dessas redes presenciais que ajudávamos e éramos ajudados, hoje podemos ter uma rede de contatos virtual enorme, de boa qualidade e em tempo real.  Graças à tecnologia, à internet, ao mundo globalizado.

Através do networking digital construimos redes significativas que muito podem colaborar para nossos negócios, ideias, parcerias, etc.
A tecnologia digital facilita muito o gerenciamento dos nossos contatos e nos aproxima cada vez mais de pessoas importantes para nossos objetivos profissionais.

As redes sociais ganharam força. E hoje podemos nos relacionar com pessoas do mundo todo.
Superamos distâncias, tempo e espaço.

Esse nosso mundo que hoje não é tão pequeno como antes, nos possibilita infinitas oportunidades que antes não imaginávamos possíveis.
Nossa rede digital é capaz de nos colocar em um outro patamar. Podemos fazer cursos a distância, conexões com clientes de outro lugar do mundo, vender para pessoas de origens diferentes da nossa!
Além disso, podemos trabalhar remotamente sem o menor prejuízo com o resultado esperado.
Já não perdemos tanto tempo em trânsito para irmos a uma reunião que pode ser feita online e mais do que isso, podemos construir relacionamentos profissionais através do digital. Fazemos conexões com o mundo todo quando precisamos.

Não queremos dizer com tudo isso que o contato presencial tenha deixado de ter sua importância. Não! A diferença é que hoje vemos o mundo através de uma lente mais globalizada.
A presença física tem a sua relevância, a sua necessidade. Mas o mundo digital nos possibilita interagir e aproximar, criando novas oportunidades e maiores chances de sucesso através do networking.

E pensando no cenário atual, o qual vivemos uma pandemia e com limitações diversas, entendemos que o mundo digital é nosso aliado em mais alto grau. Sem as tecnologias que temos hoje não sobreviveríamos nesse momento tão incerto.

É hora de repensar, de rever conceitos. Se por um lado já estávamos vivendo e aproveitando os benefícios do mundo online, agora é a hora de valorizarmos ainda mais essa forma de trabalhar.

E quem disse que o networking não pode ser realizado de forma digital?

Pode e deve! Independente de pandemia ou qualquer outra situação que nos limite.

Pense nisso! E não fique parado esperando que tudo volte ao normal. Porque normal…nunca mais será!

PS: Hoje tivemos duas reuniões online importantíssimas! E deu tudo certo! Finalizamos com a promessa de tomarmos um café quando for possível….e até lá, continuamos fazendo nosso networking digital com muita frequência, conectando com novas pessoas e clientes.

Um abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.