Quando pensamos em liderança, pensamos imediatamente em nossa vida corporativa, mas o ato de liderar se aplica a todos os aspectos, seja no pessoal ou profissional.
Com muita frequência temos que liderar alguma situação. Essa situação, na maioria das vezes, envolve outras pessoas. Se queremos, por exemplo, planejar férias em família, alguém terá que tomar a frente e liderar os primeiros passos até que os resultados se concretizem. No trabalho é a mesma coisa.
Exitem metas e é preciso que o líder exerça seu papel auxiliando e mostrando os caminhos, mas muitas vezes a figura de um líder não é muito positiva, existe o paradigma de que ele sempre é uma pessoa rígida, distante e que estaria ali para conduzir as pessoas e seus atos.
Certamente isso não é verdade nos dias de hoje. Essa imagem de líder pode ser substituída por aquele que consegue estimular as pessoas, “vender” os objetivos para a equipe, e favorecer um bom clima no ambiente.
Mas, como liderar com tranquilidade?
Acredito que impor ideias e atitudes não são as formas mais adequadas e inteligentes de um líder. É preciso, em primeiro lugar, estar disposto a inspirar e motivar as demais pessoas, envolvendo-as nos mesmos objetivos para se conseguir os resultados esperados.
Especialistas em neurociência dizem que uma boa estratégia de liderança é usar argumentos sustentáveis e fazer com que as pessoas possam pensar por si próprias e chegar à conclusões que foram baseadas na comunicação efetiva. É preciso gerar interesse e motivação através de argumentação correta ao invés de “mandar” que alguém cumpra determinada tarefa. Além disso, para uma boa liderança é importante que a comunicação seja objetiva, breve e específica, de preferência criando uma imagem mental do resultado esperado.
Mais vale criar empatia, motivação e colaboração espontânea para favorecer a relação do líder com os demais, do que imposições que não levarão a uma interação saudável e produtiva.
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