O cartão de visita é uma das primeiras impressões que sua empresa deixa, e ele deve passar uma imagem que corresponda à realidade de sua empresa, dando a credibilidade que ela merece e garantindo que ele exerça sua principal função: ser o canal entre o cliente e a empresa.
Ao se fazer uso do cartão, é necessário que algumas regras básicas sejam observadas:
- O cartão de visita deve ser o mais “limpo” possível, contendo apenas as informações necessárias, nada de divulgação de produtos ou serviços oferecidos, apenas informações de contato. Para divulgação do que sua empresa oferece existem folders e até mesmo a divulgação digital, como sites ou blogs, mas o cartão de visitas deve servir estritamente para garantir que o cliente tenha o seu contato.
- Você deve ser sempre lembrado de forma positiva, por isso se recomenda que um cartão seja sempre feito por profissionais, desde o design até a impressão, afinal o que parece mais profissional: algo que você mesmo desenvolveu e impresso na impressora comum ou um cartão desenvolvido por um profissional especializado e impresso em maquinário próprio? Além de garantir que seu cartão de visitas tenha uma imagem profissional, é fundamental que sejam feitos de modo que se enquadrem em todas as tendências desse meio, desde o tamanho ideal, estilos, etc.
- Ele também deve estar sempre atualizado e nunca rasurado! Caso você troque alguma das informações existentes no cartão, a primeira atitude a tomar é atualizar o mesmo. É melhor deixar de entregar seu cartão de visita do que entregar um que esteja rasurado ou com alguma etiquetinha colada em cima das informações velhas. Um cartão rasurado pode estragar totalmente a primeira impressão que sua empresa está tentando dar a seus clientes.
- O cartão deverá ser entregue no início da conversa, quando as pessoas ainda não se conhecem, virado de frente para quem o recebe, facilitando sua leitura.
Por fim, ter um cartão de visita, mesmo que atualmente pareça uma atitude desnecessária, considerando o fácil acesso a informações online, ele é a porta de entrada para pessoas que querem conhecer mais sobre o seu negócio e é uma forma do outro, facilmente, manter contato com você.
Pense nisso!