Fidelizar clientes é algo fundamental para o sucesso da organização. Clientes fidelizados representam grande parte do fluo de caixa, sempre retornam e, de certa forma, contribuem para o marketing dos negócios.
Fidelizar clientes é tão importante quando conquistar novos, para conseguir essa fidelização é preciso ter estratégias para cativar o cliente e fazer com que ele se sinta propenso a voltar. Nós já falamos algumas dicas de como fazer isso e hoje falaremos sobre algumas outras que abordam o ato de fidelizar clientes, mas em aspecto muito diferente do ambiente físico. Hoje trataremos sobre como fidelizar os clientes em ambiente digital, ou seja, no e-commerce.
Mas como podemos definir e-commerce?
O e-commerce permite ao consumidor certa liberdade em suas pesquisas, deixando o mais a vontade de olhar dezenas de loja apenas para comparação de qualidade, preço e outros aspectos que podem lhe ser relevantes, dessa forma, o consumidor geral está migrando para o ambiente digital, optando por fazer suas compras através de e-commerce e não lojas convencionais.
Isso faz com que o empreendedor precise se dedicar ainda mais para fidelizar seus clientes.
Assim, a fidelização do cliente no e-commerce é um passo importante para a manutenção do negócio e diversas ferramentas e soluções podem ser aplicadas nesse sentido.
Confira algumas dicas:
Após a finalização da compra e envio do produto, envie um e-mail para o cliente, peça sua opinião sobre o produtos, se suas expectativas foram alcançadas, etc. Preocupe-se com o cliente tanto quanto se preocupou antes dele efetuar a compra;
tenha uma política justa no caso de trocas ou devoluções; envie uma newsletter não só comercial, mas de bonificação para o seu cliente, como por exemplo, no aniversário;
não demore para responder os e-mails de seus clientes, não há nada pior do que não ter respostas ou então ter que esperar muito tempo para obtê-la;
ao renovar seu estoque, avise seu cliente;
crie programas de fidelidade; etc.
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