Ter uma conexão positiva com o cliente é algo cada vez mais importante no mundo corporativo, independente das características, tamanho ou segmento do negócio.
Já não podemos considerar que apresentar um produto apenas pelos seus atributos seja suficiente para conquistar e encantar o consumidor. É fato que atualmente, devido à dinâmica do mercado, a imensa concorrência e o crescimento do Marketing Digital, o comportamento do consumidor mudou tanto que se tornou indispensável estabelecer uma conexão com o público através de um relacionamento humanizado.
Atualmente precisamos nos preocupar com as experiências do consumidor. Muito mais do que qualidade de um produto ou serviço, eles valorizam o todo. Ou seja, o consumidor observa todos os processos apresentados, indo desde o atendimento até as soluções rápidas e eficientes pelas quais ele busca.
Uma conexão personalizada poderá ser um grande diferencial da sua marca. Pessoas se conectam com pessoas, por isso quanto mais humanizada for a relação, maiores serão as oportunidades de conquistar e encantar o cliente em potencial.
Mas como construir essa conexão de forma efetiva?
Conquistar a preferência do consumidor é um desafio, mas com algumas estratégias é perfeitamente possível promover um resultado promissor.
- Promover boas experiências ao cliente, começando pelo atendimento que deve ser o mais empático possível. Coloque-se no lugar do cliente, ouça-o com atenção e entregue soluções viáveis e possíveis para ele.
- Humanize processos. A tecnologia veio para ajudar e facilitar o dia a dia de todas as empresas, porém tudo aquilo que é muito automatizado pode ser prejudicial em relações comerciais. Ou seja, mais tecnologia não necessariamente significa ter mais qualidade no atendimento.
- Tenha uma comunicação adequada ao cliente. Lembre-se de que o uso de linguagem muito técnica pode mais afastar do que promover uma empresa. Por exemplo: uma conversa de fácil entendimento e que transmita uma linguagem compreensível, pode aproximar os clientes e fortalecer vínculos, principalmente nas redes sociais.
O pós vendas é igualmente importante.
- Uma vez conquistado o cliente, mantenha um relacionamento humanizado. Encante-o com o atendimento, com os prazos e soluções assertivas.
- Ajude-o no que for necessário, seja com informações, suporte ou até mesmo nas suas redes sociais, curtindo e compartilhando seu conteúdo.
Por fim, somente para relembrar, detalhes fazem toda diferença na trajetória do consumidor.
A jornada do cliente pode ser uma experiência positiva se a empresa souber valorizar o processo de conexão do começo ao fim.
Vale deixar uma reflexão: conhecer profundamente quem é o seu cliente e quais são as suas expectativas podem tornar a sua jornada, como empresa, mais fácil e com resultados mais assertivos para ambos?
Julia Savannah – Copywriter
Excelente pauta!!! A interação humanizada com o cliente de fato é muito importante. Evoluímos em tecnologia, mas ainda não podemos nos desfazer das relações humanas. A onda das assistentes virtuais, como a BIA e a Lu, tentam suprir esta questão. Ainda assim, o indivíduo gosta de ser valorizado, ser visto como único, e receber atendimento exclusivo.