Copywriting é uma estratégia de comunicação e produção de conteúdo que visa convencer o leitor a realizar uma determinada ação. Podemos citar como exemplo, comprar um produto, contratar um serviço ou conhecer os serviços prestados pela empresa.
Muito usado no Marketing Digital de forma persuasiva e encantadora, o Copywriting é usado principalmente em blogs, sites e redes sociais, visa também atrair mais consumidores, e, consequentemente, mais vendas. Ele pretende transformar o conteúdo produzido em lucros.
Algumas habilidades são necessárias para se tornar um Copywriter de sucesso, mas a principal é ter uma boa escrita.
É preciso também saber colocar ideias e conteúdo no papel para que o leitor se engaje e se sinta inspirado com a leitura. Além disso, um copywriter precisa entender a linha de comunicação que será usada conforme as estratégias estabelecidas. Através do bom conteúdo é possível atingir assertivamente o determinado consumidor.
Mas para isso, o copywriter precisa alinhar a comunicação em cada projeto conforme o perfil do público em questão e despertar nele um real interesse.
Quais são as principais estratégias que podem contribuir para o sucesso de um copywriter?
Já falamos que saber escrever é fundamental. O saber escrever, neste caso, significa ter um excelente conhecimento gramatical, além de estar atualizado com tudo o que acontece no mercado corporativo.
Para isso ser possível é preciso muita dedicação, muita leitura e pesquisa. Ninguém se torna referência se não houver extremo envolvimento com o mundo mercadológico.
Todo copywriter precisa ter metas e objetivos, afinal o propósito é escrever para alcançar determinado consumidor. Cada projeto tem a sua finalidade, o seu público e porque o projeto está sendo desenvolvido.
Algumas habilidades são necessárias para o copywriter, como, por exemplo, saber construir uma comunicação persuasiva para que a pessoa atingida possa decidir rapidamente. Seja o objetivo direcionado para uma compra ou qualquer outra ação que você está idealizando.
Vamos imaginar que um projeto será desenvolvido para as redes sociais e o objetivo seja entregar conteúdo que leve a aumento de conversões.
O primeiro passo é você conhecer profundamente o produto ou serviço. A partir desse conhecimento, partimos para determinar o púbico:
- Quem consome ou tem interesse nesse segmento?
- Qual gênero, idade, localização?
- Qual a frequência de compras desse público?
- Onde está, digitalmente, essa persona?
Enfim, quanto mais afunilarmos os detalhes desse consumidor pretendido, mais fácil ficará produzir conteúdo para ele.
Para produzir o conteúdo adequado devemos seguir alguns passos:
- Estabeleça uma headline bastante criativa e que chame a atenção do seu potencial cliente
- Ao escrever um texto, uma legenda ou qualquer outra categoria de conteúdo, ou seja, escreva da forma mais simples e verdadeira possível
- Use uma linguagem persuasiva, mas que seja de fácil compreensão
- Siga uma linha de raciocínio lógico: a introdução é sempre muito importante para que o leitor permaneça interessado na leitura
- Só produza conteúdo muito técnico se isso for extremamente necessário e direcionado a um público específico
- Imagine que você está “conversando” diretamente com o leitor. Faça-o sentir exclusivo. Use o pronome “você” e “nós” para dar a sensação de exclusividade
- Conclua seu conteúdo destacando pontos importantes do seu produto/serviço e se colocando disponível para maiores informações
Esses são alguns pontos básicos do copywriting, mas é necessário muito estudo e muita prática para continuar produzindo conteúdo cada vez mais adequado e persuasivo. Encantar o leitor é uma condição que deve ser considerado em qualquer conteúdo produzido.
Vamos praticar? E se precisar de ajuda, conte com a equipe da 2make Soluções.
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