Falamos anteriormente sobre a importância dos 8PS no Marketing Digital e o primeiro P foi sobre Pesquisa. Vamos dar mais um passo hoje e falarmos sobre o segundo dos 8PS – Planejamento no Marketing Digital.
Agora que já fizemos nossas pesquisas, já estudamos o mercado, concorrentes, buscamos referências e etc, temos em mãos um poderoso documento: o conhecimento sobre o comportamento do consumidor. Sabemos um pouco mais sobre seus hábitos e práticas e são esses dados que irão nos colocar caminho adiante!
Mas o que fazer com esses dados todos para que possamos inciar o Planejamento no Marketing Digital?
Chegou o momento de analisar e organizar todas as informações que conseguimos e partir para o próximo dos 8PS – Planejamento no Marketing Digital.
Planejamento este que será utilizado para que a gente não se perca pelo caminho e saibamos administrar tudo com maior assertividade.
Algumas perguntas devem ser feitas no processo do Planejamento no Marketing Digital.
-Vou usar as redes sociais? Blog? Site? SEO?
– Como começar a estruturar?
– Quais as tecnologias usar?
– Minha equipe está preparada ou terei que contratar pessoas?
– Haverá investimento em campanhas?
– Qual minha verba mensal?
– Quem serão meus potenciais clientes? (públíco)
É uma etapa para definição das diretrizes a serem seguidas, inclusive definir metas de acordo com os objetivos, mas precisamos lembrar que não podemos nos apegar a estruturas permanentes. É possível que mesmo com um planejamento muito bem elaborado, precisemos mudar de direção em algum momento.
Nem sempre aquilo que a gente imagina acontece da mesma maneira na realidade. E está tudo bem! Ajustamos as velas e continuamos.
Outro fator importante dentro desse processo é a comunicação.
Sabemos que a comunicação é muito importante no ambiente digital e isso nos leva a definir algumas ações sobre a forma que vamos nos comunicar com nossos potenciais clientes.
Se descobrimos, por exemplo, que eles estão nas mídias sociais, é pra lá que vamos, certo? Então…
O que publicar? O que eles estão buscando? Que tipo de conteúdo será estabelecido de acordo com o resultado das nossas pesquisas?
Tudo isso (e muito mais) faz parte desse planejamento estratégico e é ele quem vai nortear um projeto e poderá levar ao sucesso quando bem estruturado desde o início.
É claro que tudo isso demanda tempo, dedicação e muito conhecimento, mas sem esses passos bem definidos fica muito difícil ou quase impossível, chegar a um resultado promissor.
Garanto que vale a pena cada minuto gasto nessas etapas. Com um pouco de paciência você será capaz de aumentar (e muito) a visibilidade, credibilidade e lucratividade através do Marketing Digital e seus 8PS.
Foque nos 8PS!