Uma das maiores dificuldades do ser humano é saber tomar decisões. Isso se dá devido ao sentimento de insegurança, pois, sabemos que é preciso lidar também com as consequências de nossas decisões.
No entanto, se trabalharmos bem nossos medos e deixarmos de lado a crença de que não podemos errar nunca, tomar decisões acaba se tornando uma atitude mais natural, afinal toda decisão implica em ganhos e perdas, vantagens e desvantagens.
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a perder o medo quando houver a necessidade de tomar decisões:
Planejamento é e sempre será uma das armas mais poderosas de todo empreendedor. Quando se está mais preparado, e sendo capaz de visualizar todos os passos a serem dados, nos tornamos mais seguros e conseguimos prever as possíveis consequências.
Ouvir a opinião de outras pessoas também pode te dar novas perspectivas de como agir. Levar suas dúvidas e ideias para diversos perfis dentro, ou até mesmo fora, da organização pode te ajudar a perceber os riscos e vantagens envolvidos.
Saber controlar a ansiedade nessas situações é algo extremamente necessário, e isso vale não só para as decisões no mundo dos negócios, mas também em todos os outros aspectos da vida. Quando tomamos decisões sob pressão e e considerando o fim da etapa, podemos ser levados a ter sentimentos de frustrações e até mesmo arrependimento.
A autoavaliação pode ser muito útil, afinal quanto mais nos conhecemos, mais fácil será descobrir os motivos dos nossos receios na tomada de decisões e melhor ainda, nos permite ter mais confiança e auto estima elevada.
É uma fonte de aprendizado e por fim, autoconhecimento é uma condição imprescindível para que o profissional estimule à autocrítica e saiba encontrar a direção certa para buscar aquilo que ele deseja.
Marcela A.
webwritter – 2Make