De acordo com pesquisas da área, o celular já ultrapassou o computador como principal forma de acesso à internet no Brasil. Nós, hoje em dia, dificilmente saimos de casa sem nossos multifuncionais smartfones. É através dele que vamos manter a comunicação com outras pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional, facilitando nossas vidas através de diversos aplicativos e possibilitando checar e-mails, acessar as redes sociais, pagar contas, comprar, vender….. Tudo isso de forma rápida e fácil.
Agora, falando em smartfones, o que seria o Mobile Marketing?
O Mobile Marketing é o termo que se refere ao uso de dispositivos móveis para atividades de Marketing e é uma uma das maiores tendências atuais no mundo dos negócios, podendo gerar muitas oportunidades para as marcas se destacarem quando fazem uso das estratégias e ações criativas, conseguindo, assim atingir com maior amplitude o seu público-alvo.
Quando você recebe uma mensagem no seu celular, seja ela de texto, áudio ou vídeo, divulgando algum produto/serviço ou mesmo quando recebe um SMS de alguma empresa, está sendo praticado o mobile marketing.
Todas essas práticas de comunicação através de dispositivos móveis são altamente positivas quando as estratégias são criadas com eficiência, conhecimento e adequadas de acordo com as necessidades e objetivos estabelecidos nos planos de ação de uma empresa.
Eu diria que o M-Marketing é um complemento do investimento do Marketing digital, que integra e fortalece a campanha de comunicação já existente.
Se você ainda não faz usso dessa plataforma, é bom saber algumas coisas antes de inciar qualquer campanha:
– Site: Comece com uma adaptação do layout do seu site para que ele se adeque a essa plataforma e desenvolva um projeto com design responsivo.
– Apps: Boas oportunidades podem ser criadas através de aplicativos personalizados.
– SMS: Uma ação ainda com custo baixo é o SMS, embora outras formas de comunicação sejam mais eficientes.
– Whatsapp: hoje em dia fazer campanhas usando este app é um grande diferencial e vale a pena investir nele.
– Facebook – Ainda é possível direcionar seus anúncios no Facebook para celulares através do “compartilhar externamente”.
– Instagram – Também com ótimos resultados quando se constroem campanhas bem elaboradas.
Entre as citadas acima, há formas diversas de se fazer uma boa campnha de M- Marketing, o importante é investir um pouco do seu tempo para estudar e planejar ações que tragam resultados positivos. Além disso é sempre bom lembrar que seu cliente não deve se sentir “invadido” por um anúncio indesejável.
Se preferir, conte conosco para ajudar a sua empresa se “mobilizar” !!
Marcela A.
Webwriter