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Quem manda é o consumidor

Já falamos em um post anterior sobre o comportamento do consumidor nos dias de hoje e voltamos a falar no assunto para enfatizar que, de fato, é ele quem tem o poder da decisão da compra, seja de um produto ou serviço, seja online ou offline.

E, sendo assim, precisamos nos adequar às suas expectativas, visão e exigências para atendê-lo da forma mais apropriada possível.

Apesar de nossas particularidades, entender o comportamento do consumidor como algo mais abrangente é essencial. Saber as necessidades, os desejos e as tendências do consumidor é quase que obrigatório! 

O consumidor hoje, além de ser mais consciente e responsável economicamente, tendo ao seu alcance todas as informações necessárias previamente , quer mesmo é ficar feliz com o resultado final, ele não se importa muito com a trajetória do processo.

Por ser hoje mais consciente, o consumidor se tornou também muito mais exigente com a qualidade, atendimento, preços, prazos, etc.

E em se tratando de prazos, é claro que nem tudo vai acontecer da forma e no tempo que ele deseja, pois muitas vezes nem ele sabe exatemante o que quer. O importante é buscar soluções dentro da viabilidade e das possibilidades sem deixar de ouvir as suas necessidades e seus argumentos.  É importante fazer com que ele entenda que tudo vai acontecer se todos colaborarem com o processo da compra ou contratação de um serviço.

Eu, particularmente, gosto de conversar bastante com o cliente e entender qual é a sua dor, quais são suas expectativas e só depois de muito ouvi-lo, apresentar as solucões possíveis.  E aqui vale destacar o atendimento, que deve ser o mais gentil possível.
O que muitas pessoas não entendem quando nos pedem um orçamento é que não é simplesmente orçar e enviar uma proposta, ainda que bastante descritiva. No meu ponto de vista, tudo precisa ser personalizado. O planejamento de um projeto é diferente para cada cliente, não é possível generalizar.  Cada um tem seu público alvo, suas metas, seus objetivos e necessidades.
Somos chatos? Talvez! Demora um pouco mais? Talvez. Mas, certamente, os resultados serão mais assertivos e deixaremos mais um cconsumidor feliz e satisfeito. Sem contar que esse cliente feliz nos trará outros clientes e juntos vamos crescendo!!

 


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