Descubra a importância dos 8PS no Marketing Digital

Antes de falarmos da importância dos 8PS, vamos definir o que é isso que tanto se fala no mundo corporativo.
Para que serve? Como usar de forma eficiente? Em algum momento, você que é empreendedor, já deve praticado os 4PS (Produto, Preço, Praça, Promoção). Eles representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing tradicional. Como televisão, outdoor, rádio, panfletos, etc. É usado para estruturar melhor um negócio e alcançar os objetivos de maneira mais eficiente.

Mas qual a importância dos 8PS ? Na verdade, são uma adaptação para o mundo digital.

Os 8PS envolvem todas as práticas e estratégias usadas para se obter um resultado mais assertivo através da internet.
Isso torna seus processos mais claros, aumentando suas vendas e facilitando captação de novos clientes.

São eles:

  • Pesquisa
  • Planejamento
  • Produção
  • Publicação
  • Promoção
  • Propagação
  • Personalização
  • PrecisãoSabendo da importância dos 8PS, queremos falar mais detalhadamente sobre cada um deles.  Por isso vamos dividi-los em 8 textos, publicando um por semana.

    1- Pesquisa, o primeiro passo.

Nessa primeira etapa vamos fazer uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor.
Aqui é preciso ter muito “feeling” e uma habilidade enorme de observação para começar a coletar dados para a pesquisa.
Entender quem é o consumidor é um dos fatores mais importantes em um processo. É através desse entendimento o que você vai começar a enxergar suas necessidades e seus hábitos.
Você vai descobrir o que eles compram, porque compram, onde compram, quanto gastam com os produtos ou serviços, etc.
Isso tudo pode ser feito através de questionários online, de enquetes nas redes sociais, boca a boca, perguntas por e-mail para seu mailing list ou qualquer outra forma que achar viável.

Ou então, pesquisar no Google! É simples, basta você incluir uma palavra para rede de pesquisa e verificar ao que remete essa palavra.

Por exemplo: Hipoteticamente você acaba de abrir um Salão de Beleza. Busque “Salão de Beleza” no Google e descubra o que os consumidores estão pesquisando. A partir daí você já vai ter uma boa ideia das necessidades do público.
Se pesquisam mais sobre valores, reveja os seus e adeque aos dos concorrentes.

Por falar em concorrentes, você vai ter que pesquisá-los também.

Vale a pena buscar, inicialmente, os concorrentes mais próximos. Pesquisar sobre valores, serviços, horário de funcionamento, procedimentos, forma de atendimento.
Vá pessoalmente conhecer de perto, se cadastre nas newsletter de alguns deles para receber notícias, promoções e novidades. O importante é conhecer tudo o que eles estão fazendo!
E isso não é jogo sujo, não se preocupe!
Colete todos esses dados e faça melhor, tenha um diferencial para atrair os consumidores da sua região.

Muitas vezes durante o processo de pesquisa você vai descobrir estratégias e técnicas que jamais havia pensado e isso é ponto positivo para seu negócio. Coletando tudo o que precisa para melhorar os seus resultados, as chances de sucesso serão muitos maiores.

Além disso, você vai conseguir administrar não só o seu negócio mais efetivamente, mas toda sua equipe também estará mais preparada com as diretrizes e a sua proposta de valor.

Também é importante dizer que essas pesquisas devem ser feitas periodicamente para ajustar o que pode ser melhorado ou mudado.

Na próxima semana falaremos sobre “Planejamento”.

Até já!

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