Platão já dizia que “Aqueles que contam estórias governam o mundo”.
Contar estórias é uma ferramenta milenar capaz de criar interessante impacto no ser humano. Estórias encantam, atraem e quando bem contada, retém a atenção do ouvinte.
No Marketing Digital, o Storytelling é um recurso muito poderoso e eficaz para falar ao mundo sobre seu negócio, seja ele um produto ou um serviço.
Mas essa arte de contar estórias não é tão simples.
Contar estórias exige criatividade, competência e autenticidade para que o propósito seja atingido. É preciso que haja habilidade para conquistar a audiência a ponto da mexer com a percepção, despertar emoções e total interesse pelo assunto, gerando significado memorável.
Histórias não são facilmente esquecidas, ainda que muitas vezes não nos prendamos aos detalhes.
Com tantas informações a todo tempo, é comum que muitas vezes passamos os olhos rapidamente por uma postagem nas redes sociais e não prestemos a menor atenção sobre ela. Em princípio, ela nos parece apenas mais uma entre tantas outras. Por isso, todo conteúdo exige que haja uma comunicação envolvente capaz de atrair pessoas e mantê-las interessadas na sua empresa, produto ou serviço.
Entre muitas ferramentas e técnicas, algumas dicas podem ajudar você a elaborar um conteúdo que possa trazer maior engajamento, interesse e potenciais clientes:
- Usar imagens relevantes e atrativas. Informações visuais despertam curiosidade.
- Apelo emocional. Além da imagem, falar sobre algo bonito, contar uma bela estória por meio de palavras, falar sobre uma experiência, ou até mesmo uma música de fundo, pode influenciar um número maior de pessoas;
- Infográficos e vídeos também enriquecem o conteúdo. Use-os para complementar uma informação;
- Inspire pessoas falando sobre a sua estória. O ser humano gosta dessa conexão;
- Crie títulos chamativos;
- Interaja com seus seguidores. Curta, comente, pergunte. Mostre seu interesse e admiração também!
Use esse recurso “Storytelling” a seu favor.
É claro que isso tudo não é uma regra, você precisa conhecer bem a sua audiência e depois elaborar um plano de ação baseado na sua linha objetivos.
Sempre que você alimenta o leitor com conteúdo relevante, você leva essa pessoa um pouco mais para perto do seu produto ou serviço e possivelmente ela se tornará um cliente em algum momento.
Boa sorte!
Marcela A.
Webwriter
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