Dar ou não dar desconto

Dar desconto ou não?

Pedir desconto faz parte da cultura do país. Quem nunca foi negociar um serviço ou comprar um produto e chorou bastante um descotinho?

Mas para o empreendedor, o dono da loja, o prestador de serviços, dar desconto é algo muito delicado e pode impactar de forma também negativa o seu negócio, quando não planejado com clareza.

É necessário uma avaliação muito profunda antes de negociar um desconto. Não será uma redução de preço o fator determinante para uma venda bem sucedida.

Se você vende produtos, fica um pouco mais fácil oferecer um desconto bacana ou uma cortesia, pois você também poderá ter feito uma negociação de preço com seu fornecedor. E além disso, você poderá diminuir sua margem de lucro sem que isso prejudique sua empresa.
Além disso, você  pode encontrar maneiras para um parcelamento do produto ou pagamento pelo cartão de crédito,

Agora, quando se trata de serviços, a realidade é um pouco diferente.

É importante facilitar uma compra ou um contrato, claro!  No entanto, o planejamento de custo final precisa ser previamente planejado.  Reveja seus preços antes de ficar frente a frente com o seu possível cliente.
Coloque no papel de forma bem clara e minusciosa, tanto para você, quanto para sua equipe, todas as possibilidades para um desconto. Isso fará com que não seja uma surpresa o momento da perguntinha básica “qual seu melhor valor?” ou “quanto vou ter de desconto?”
Se você ficar sem ação, não tiver uma resposta clara e concisa, poderá passar uma impressão de incompetência em relação ao seu serviço prestado ou mesmo uma ideia negativa da sua empresa.
É essencial que você saiba valorizar os diferenciais daquilo que está oferecendo e que te credenciam para tal valor de uma venda/solução.

E qual a melhor resposta para quem vive pedindo desconto?

Você precisa mostrar seu valor, afinal é importante que o cliente perceba que você estudou e se qualificou para atender a necessidade dos seus consumidores. Dessa forma, você está cobrando um preço justo pelo serviço ofertado.

Você pode usar algumas argumentações:
“Olha, cliente, já estou fazendo o melhor preço, não tenho como melhorar isso no momento. Tenha certeza que nosso serviço é prestado da melhor forma possível e o senhor ficará totalmente satisfeito com o resultado final”.
Essa é uma resposta firme e delicada ao mesmo tempo, passando segurança e confiança para o cliente.

Dependendo da proximidade com o cliente você também pode argumentar que se você tiver que ajustar um projeto para chegar a um preço menor,  não tem como garantir o resultado esperado.

Outra forma é falar sobre seus cases de sucesso, mostrar sua metas para o projeto ou demonstrar algumas soluções…

E se ainda assim ele procurar o seu concorrente…paciência! Afinal você sabe da sua competência!

Claro que isso tudo não é uma regra e cada caso é um caso. Você não é obrigado a não oferecer um desconoto se isso for realmente possível para você. Mas desde que essa ação não interfira negativamente na sua reputação e prejudique sua empresa.

Boa semana!!

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