Vendedor

Seja um bom vendedor

Muitas pessoas pensam que ser vendedor é uma tarefa “simples”. Pensam que basta oferecer um produto e tudo se resolve, porém, não é bem assim a vida do vendedor.

Um bom vendedor de verdade precisa de duas coisas básicas: ter um bom produto (e conhecê-lo muito bem) e saber como vendê-lo. Não adianta apenas querer vender, isso até um robô é capaz de fazer, é preciso se envolver no processo, nos detalhes, ter conhecimento do produto, técnicas de persuasão e confiança, muita confiança, naquilo que está apresentando ao seu cliente.

Além disso, um bom vendedor precisa ter carisma, falar com honestidade, saber ouvir o seu cliente e, principalmente, focar nos benefícios daquele produto, aumentando assim a necessidade e entendendo os desejos e motivação do seu cliente.

Os clientes respondem melhor quando você se envolve com eles e podem gastar mais e comprar muito mais de você, se você se mostrar ser uma pessoa sincera e e confiável.
É importante também que um bom vendedor saiba decifrar a linguagem corporal e interpretar os interesses do cliente, ajudando-o a sanar suas dúvidas e encontrar a melhor solução, afinal é para isso que você está ali!

Outra dica importante é que você conheça os seus concorrentes e seus produtos, pois assim poderá melhor argumentar e justificar ao seu cliente por que seu produto recomendado é o melhor para ele.

Seja o mais transparente possível e nunca desrespeite as decisões do cliente, mesmo que no momento elas não sejam as melhores para você.
E não pare por aí, caso queira ser um bom vendedor continue em contato com seu cliente sempre. Se já fez a sua venda, agora é a hora do pós-venda.

Anote as informações de contato de seus clientes e verifique sempre que puder e achar necessário, se eles estão satisfeitos com sua compra, assim você estará transformando clientes em fãs e, com toda certeza, eles te procurarão novamente e recomendarão para outras pessoas.
Lembre-se de que cada cliente é único e tem motivações diferentes. O importante é você conhecer suas necessidades, exercitar a sua criatividade, a fim de encontrar novas maneiras eficazes para construir relacionamentos e conquistar sempre seus atuais e novos clientes.


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