Relacionamentos profissionais

Relacionamentos profissionais: cuide bem dos seus.

A proposta de hoje é para uma reflexão sobre relacionamentos profissionais e como é tão importante mantê-los fortalecidos para que nossos objetivos sejam mais facilmente alcançados.

O que me levou a escrever sobre isso foi uma expriência pela qual passei recentemente. Vou contá-la resumidamente para exemplificar a ideia de que construir relacionamentos relevantes exige maturidade, dedicação, disponibilidade de tempo e interesse verdadeiro pelo outro.

Conheci uma pessoa durante um jantar de negócios, mais precisamente um encontro de negócios. Após o momento das devidas apresentações, sorrisos e aparente atenção, tentei prolongar uma conversa fazendo a tradicional pergunta para o colega: “O que você faz?”

Foi, então, que se iniciou o monólogo.

A pessoa começou a contar sobre sua vida profissional, seus produtos e serviços como se só ele existisse no mundo. Ele falou por aproximadamente 15 minutos sem ao menos pronunciar meu nome. Muito menos demonstrou algum tipo de curiosidade por quem eu era ou o que fazia.
E quando resolveu interromper o diálogo , ou melhor, o monólogo, me entregou seu cartão de visita. Desinteressadamente disse que avistara um amigo e iria cumprimentá-lo.
Ahh, mas não esqueceu de dizer: me ligue, vamos agendar um cafezinho na minha empresa para você nos conhecer melhor.  (oi?)

 

É fato que estamos vivendo relações instantâneas e com pouca profundidade, sejam esses relacionamentos profissionais ou pessoais.

Esse tipo de comportamento invidualista, egocêntrico e urgente não contribui em nada quando queremos estabelecer relações saudáveis e recíprocas.

Quando pensamos em construir bons relacionamentos profissionais, precisamos deixar de visar somente  nossos próprios interesses.
Precisamos deixar marcas positivas nas outras pessoas e, certamente, não é agindo como se o outro não existisse que conquistamos nosso espaço. Pare de se considerar a “cereja do bolo” ou então você será visto como uma pessoa irrelevante para pertencer a uma boa rede de contatos.

Pessoas que têm esse comportamento são afastadas de um grupo naturalmente. Podem ser simpáticas, falantes e envolventes, mas não conseguem construir , de fato, relacionamentos duradouros.
Não são vistas pelos demais com bons olhos e em muito pouco tempo são consideradas aproveitadoras ou egoístas.

Nós só vamos conseguir construir relacionamentos profissionais de qualidade quando nos dispusermos a compartilhar nossas competências e habilidades, dividindo experiências e contribuindo para o sucesso do outro também. E para que isso seja possível precisamos colocar em prática alguns pontos importantes:

  • Fale sobre si, mas ouça o outro – comunicação é uma via de mão dupla.
  • Demonstre interesse verdadeiramente pelo outro. Faça perguntas e ouça as respostas com total atenção.
  • Disponha de tempo e de atenção plena, sendo colaborativo.
  • Relacione-se sem impor sua opinião. Relacionar-se é uma necessidade básica do ser humano desde sempre.
  • Seja interessante, não interesseiro.
  • Coloque-se no lugar do outro.
  • Troque informações e conhecimentos

Então, depois de ter escrito um poquinho sobre isso eu te convido a ser mais observador e cuidadoso com suas relações profissionais, pois só assim se constroi realmente bons relacionamentos.
E isso vale para relacionamentos pessoais também!

Deixe a gente saber o que você pensa sobre isso. Comente!

Marcela A.
Webwriter – 2Make Soluções

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *