Fidelizar seu cliente

Fidelizar clientes: Por que isso é tão importante?

Atrair novos clientes é uma das estratégias principais de quem está começando a empreender e sabemos que essa não é uma tarefa muito fácil, por isso, como falamos no post anterior, saber sobre o comportamento do consumidor é fundamental, esse conhecimento pode ajudar em diversos momentos: ao entender o perfil do seu público alvo, o seu caminho para conquistá-lo pode se tornar mais curto.

Conhecer melhor o seu potencial cliente é importante também para que se possa oferecer um serviço de total qualidade e que atenda suas necessidades naquele momento. E, quando falamos em qualidade é válido considerar como esses primeiros passos podem contribuir para a fidelização do cliente.

Antes de tudo é preciso entender que fidelização do cliente é diferente de satisfação.

O primeiro trata-se de um relacionamento que é construído a longo prazo, onde o cliente se identifica com mais do que apenas o seus produtos e serviços, mas também com os valores do empreendimento, personalidade da marca, etc. Já a satisfação é algo que pode ser alcançado momentaneamente, mas isso não irá garantir que o consumidor não escolha outras marcas posteriormente.

Mas, então, porque é tão importante fidelizar o seu cliente?

Quando se constrói uma relação com o cliente é certamente mais fácil vender para ele do que para alguém novo. Na realidade, a probabilidade de realizar uma venda para um consumidor regular pode variar entre 45% a 65% maior do que para um novo consumidor.  

Clientes fiéis compram com mais frequência. Aqueles que estão satisfeitos com o seus produtos e serviços e que são fiéis a sua marca promovem, mesmo que indiretamente, o bom e velho marketing boca a boca. Ou seja, clientes fiéis podem te ajudar a encontrar novos clientes.

Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. (…) Mais do que qualidade na entrega de produtos e serviços, para fidelizar clientes é preciso ultrapassar os limites da satisfação pessoal do comprador.

Por isso, seja o cliente novo ou já ‘velho’ dê toda a atenção que ele merece e saiba cativá-lo e fidelizá-lo, são os clientes fidelizados e satisfeitos que vão ajudar a sua empresa crescer, recomendando e indicando você a outras pessoas e assim as suas vendas começarão a crescer.

Marcela A. – Webwriter

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