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Fidelização de clientes no E-commerce

Fidelizar clientes é algo fundamental para o sucesso da organização. Clientes fidelizados representam grande parte do fluo de caixa, sempre retornam e, de certa forma, contribuem para o marketing dos negócios.

Fidelizar clientes é tão importante quando conquistar novos, para conseguir essa fidelização é preciso ter estratégias para cativar o cliente e fazer com que ele se sinta propenso a voltar. Nós já falamos algumas dicas de como fazer isso e hoje falaremos sobre algumas outras que abordam o ato de fidelizar clientes, mas em aspecto muito diferente do ambiente físico. Hoje trataremos sobre como fidelizar os clientes em ambiente digital, ou seja, no e-commerce.

Mas como podemos definir e-commerce?

O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.

O e-commerce permite ao consumidor certa liberdade em suas pesquisas, deixando o mais a vontade de olhar dezenas de loja apenas para comparação de qualidade, preço e outros aspectos que podem lhe ser relevantes, dessa forma, o consumidor geral está migrando para o ambiente digital, optando por fazer suas compras através de e-commerce e não lojas convencionais.

Isso faz com que o empreendedor precise se dedicar ainda mais para fidelizar seus clientes.

Assim, a fidelização do cliente no e-commerce é um passo importante para a manutenção do negócio e diversas ferramentas e soluções podem ser aplicadas nesse sentido.

Confira algumas dicas:

Após a finalização da compra e envio do produto, envie um e-mail para o cliente, peça sua opinião sobre o produtos, se suas expectativas foram alcançadas, etc. Preocupe-se com o cliente tanto quanto se preocupou antes dele efetuar a compra;

tenha uma política justa no caso de trocas ou devoluções; envie uma newsletter não só comercial, mas de bonificação para o seu cliente, como por exemplo, no aniversário;

não demore para responder os e-mails de seus clientes, não há nada pior do que não ter respostas ou então ter que esperar muito tempo para obtê-la;

ao renovar seu estoque, avise seu cliente;

crie programas de fidelidade; etc.

Com tudo isso, o cliente não fará apenas uma compra, mas retornará para novas compras. Assim, consequentemente, a empresa aumentará o faturamento, pois além de seus clientes novos ainda terá os antigos comprando novamente e, desta forma, indicará novos possíveis clientes. Uma coisa é certa, não há nada melhor e mais satisfatório para um empresário do que ver que seu cliente voltou. 


 

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