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Eficiência na Comunicação: caminho para o sucesso

Comunicação. Por mais que essa palavra pareça óbvia em sua definição, é interessante lembrar que comunicação é a ação, efeito ou meio de comunicar. É o processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social.

Manter uma comunicação eficiente com seus clientes é essencial! São inúmeros os empreendedores que não mantém nenhum tipo de comunicação com seus clientes e, quando não tem respostas positivas de vendas, culpam fatores externos pelo seu insucesso.

 
Ao definir os veículos de mídia utilizados para atingir seus clientes, é preciso, antes de tudo, definir o seu público alvo. A partir dai você poderá escolher os meios de comunicação que utilizará para manter contato com o cliente.

Existem diversos meios de comunicação que podem ser utilizados: telemarketing, Newsletters, jornal, redes sociais, etc. Ao escolher sua estratégia de comunicação decida qual será melhor para o seu público alvo em especifico.

Caso decida, por exemplo, pelo telemarketing desenvolva o texto que os responsáveis pelo contato com o cliente devem falar; treine muito antes de iniciar o processo e atente-se para o português!
Nas redes sociais, atente-se a criar publicações interessantes e sempre que possível criando conteúdo próprio! Em Newsletters evite textos infinitos, a proposta deste meio de comunicação é ser rápido e eficiente, assim como o jornal o conteúdo dos dois deve ser utilizado para informar sobre promoções, lançamentos e tópicos gerais do empreendimento.
Uma comunicação eficiente com seus clientes é essencial para o sucesso. Lembre-se sempre de atentar-se ao seu público-alvo, a fim de desenvolver assim a melhor estratégia e que seja o mais específica possível. Comunicação é a base para todo relacionamento, inclusivo o de empreendedor e cliente, nunca se esqueça disso!

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