Networking: cuide de seus relacionamentos

É fato que ter uma boa rede de contatos sempre foi de extrema importância para todo empreendedor, no entanto, sabemos que construir relacionamentos não é  tão simples assim e não acontece de maneira tão rápida, é uma habilidade que vamos desenvolvendo ao longo da vida conforme nossas necessidades.

Networking é uma palavra que sugere a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com outras pessoas.

Essa rede de contatos é que vai ajudar a nos levar a alguém que poderá oferecer a solução para aquilo que necessitamos e igualmente vai facilitar nosso percurso para atingirmos nossos objetivos. É também uma ferramenta eficaz e que precisa ser trabalhada de forma inteligente.

Mas, para se ter uma boa rede de contatos, não basta entrar no Facebook ou qualquer mídia social e adicionar inúmeras pessoas ou, offline, entregar aleatoriamente os nossos cartões de visita. O número alto de interações, na maioria das vezes, não é suficiente. A qualidade é mais positiva do que a quantidade.
Por isso, é preciso que ampliemos nossa visão quando queremos construir relacionamentos sólidos e pensemos o quanto podemos estar perdendo oportunidades por não investirmos estrategicamente em nossos relacionamentos profissionais.
Além disso, precisamos considerar também que, infelizmente, nós ainda pensamos muito em nós e esquecemos do outro, queremos falar do nosso produto, mas temos pressa para conhecer o produto do outro. Essa postura requer uma reavaliação. Se estamos querendo cuidar dos nossos relacionamentos de forma eficaz, precisamos também oferecer nossa atenção ao outro e construir laços de confiança. Quando nos mostramos como uma pessoa com quem se pode contar, nosso valor aumenta consideravelmente aos olhos do outro e certamente seremos muito beneficiados tendo essa atitude.

Networking é isso: uma estrada de mão dupla, se você ajuda uma pessoa a conseguir o que ela precisa, ela ajudará você também. O benefício é mútuo. Um dia você ajuda, no outro será ajudado. Por isso, mostre-se disponível para o outro, sempre que possível. Disponibilidade gera proximidade, que com o tempo, vai gerar confiança e credibilidade.

E a chave do nosso sucesso são os relacionamentos.

Pense nisso!

Leave a Reply

Your email address will not be published.