O comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor

Do consumo supérfluo ao essencial, do individual ao coletivo, comprar faz parte do dia a dia do consumidor.
Somos todos consumidores, e como tal, sabemos nossas preferências pessoais. Vai desde as lojas onde compramos, marcas, produtos, serviços, até quem é aquele vendedor favorito.

Apesar de nossas particularidades, entender o comportamento do consumidor como algo mais abrangente é essencial.
Saber as necessidades, os desejos e as tendências do consumidor é quase que obrigatório! Tendo isso em vista, algumas curiosidades sobre o comportamento do consumidor são interessantes a serem evidenciadas:

  • Um consumidor insatisfeito tende a relatar sua experiência negativa para até 20 pessoas. Quando se trata de relatar suas experiências positivas, o mesmo tende a compartilhar com um grupo de apenas quatro a seis pessoas.
  • O principal motivo para insatisfação é a má qualidade do serviço.
  • O consumidor está muito mais propenso a realizar uma compra quando o serviço oferecido alcança ou supera suas expectativas.
  • Mais de 70% dos consumidores busca informações e avaliações online sobre uma loja ou serviço antes de efetuar uma compra.

    Além disso, os consumidores tendem a ser fiéis a suas marcas favoritas quando compram online.

  • Atualmente, mais de 50% dos consumidores na faixa dos 30 anos se comunicam com suas marcas favoritas em alguma Rede Social.
  • Dentre os fatores que mais desapontam um comprador online está a falta de um website com versão mobile  e a inabilidade da compra online.
  • Cerca de um terço dos consumidores utilizam de seus dispositivos móveis para auxiliar em compras.

O número de curiosidades sobre o comportamento do consumidor é enorme, existem diversos perfis de consumo atualmente. Aqueles que ainda se consideram old school e compram apenas lojas físicas até aqueles que consideram locomover-se para realizar uma compra algo desnecessário.
Aqueles que farão centenas de pesquisas antes de comprar o mais simples item até aqueles que comprarão o primeiro item que encontrarem por sentirem que tal item é perfeito. Todos esses perfis são válidos e corretos, eles se adaptam a individualidade de cada pessoa.

Por conta disso, essas curiosidades podem parecer corretas hoje e amanhã já estarem ultrapassadas. O mais importante nesse contexto é que você saiba reconhecer as características do seu consumidor em potencial, do seu público alvo.
Sem esse conhecimento quem vai acabar ficando ultrapassado é você.

Marcela A
Webwriter

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