Quem são nossos concorrentes

Quem são nossos concorrentes?

Sempre que falamos em concorrentes pensamos imediatamente naquelas empresas que possuem negócios semelhantes ao nosso. E quando o identificamos passamos a  analisá-lo. A partir dessa análise começamos a buscar alternativas para que possamos melhorar nosso empreendimento, afinal o cenário hoje tem sido muito competitivo.

É através da observação do perfil do concorrente que vamos criando novas estratégias, motivando a equipe por um diferencial que nos leve ao destaque, melhorando não somente as vendas, mas também tentamos nos posicionar efetivamente no mercado.

Mas no fundo, quem são nossos concorrentes?

Pode ser que ainda não tenhamos nos dado conta que, muitas vezes, nosso maior concorrente somos nós mesmos.

Talvez, muitos de nós, não paramos pra pensar sobre isso ainda, mas o fato é que talvez falte planejamento e boas estratégias para nossos projetos.  Não percebemos a falta da merecida e necessária atenção ao consumidor.
Essa atitude (negativa) pode levar o cliente a buscar o produto/serviço que procura em outra empresa e nesse caso, eu não estou perdendo uma venda para o concorrente, mas sim perdendo para mim mesmo.

Se faz necessário sim mapear o concorrente, definir ações e sempre colocá-las em prática. Assim como também é preciso pensar em como gerir melhor a sua empresa.  É fundamental manter uma equipe sempre capacitada dentro da realidade do negócio, para que possa haver competência na fidelização dos clientes.

Segundo o Sebrae:

Ao analisar a concorrência, o empreendedor adquire conhecimentos que auxiliam na expansão da visibilidade do negócio e do produto oferecido. Alguns passos são necessários para que isso seja feito:

  • Identificar os pontos de venda que oferecem produtos similares;
  • Definir os pontos fracos e fortes da empresa que comercializa os mesmos produtos;
  • Identificar as oportunidades e ameaças do negócio;
  • Promover ações que favoreçam o posicionamento do produto no mercado.

É bom lembrar sempre que a concorrência deve ser encarada como um fator favorável como fonte de estímulo à melhorias.

Pense nisso!


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Marcela A. 
Webwriter 

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